quarta-feira, 8 de maio de 2013

Todo ator precisa saber...

O que todo ator (de teatro, mais especificamente) em formação deve saber a respeito da profissão? Aqui vai uma lista de informações que eu acho imprescindíveis para qualquer ator. De dicas de conduta até regrinhas básicas:

- O ator deve sempre ter em mente que está ali por causa do público:
O teatro é composto por um tripé: ator, espetáculo e público. Sem atores não há espetáculo, sem espetáculo não há público e sem público não há teatro. E a maior motivação para um ator de teatro deve, sempre, ser o público!

- O ator deve ter senso de hierarquia e respeito aos colegas de trabalho:
Por mais absurdo que pareça, quando escreveu o texto, o autor sabia exatamente o que queria. O diretor, por mais louco que possa parecer, também sabe o que está fazendo. E se um ator não concorda com o trabalho que está sendo desenvolvido, é preferível que abandone o projeto. Não há personagem pequeno, mas sim atores de egos inflados. Portanto, trate seus colegas de cena como semelhantes localizados no mesmo degrau da hierarquia teatral. Sem alguém para cuidar dos figurinos, montar o cenário, operar o som e luz o espetáculo fica prejudica. Logo, respeite os profissionais dessas áreas, pois o ator depende e muito deles. Ou seja, respeito é bom e todo mundo gosta e há se respeitar os que estão à frente do trabalho.

- O ator deve ser profissional:
Não é porque a sociedade discrimina o artista dizendo que o que fazemos não é trabalho, que devemos dar razão a eles. Arte é trabalho sim e ator rala pra caramba! Um ator deve ser responsável, dedicado, pontual e proficiente. É louvável ainda que ele possua garra, determinação e empenho.

- O ator deve decorar o texto e não esbarrar no cenário:
Isso é básico! Um ator sem o texto decorado é um pintor sem pincel ou pedreiro sem pá. E quando se está em cena, é o personagem e este conhece muito bem todo o espaço, logo não esbarra na cenografia.

- O ator deve ter autocrítica:
Saber admitir quando fez alguma besteira é um bom começo.

- Humilde acima de tudo:
A humildade deve estar sempre presente na vida de um ator. Por mais elogios que ele possa ouvir, é preciso estar ciente de quando estão exagerando e, principalmente, do quanto se pode melhorar SEMPRE! E cá entre nós, estrelismo não leva ninguém a lugar nenhum.

- Ator normalmente não tem vida pessoal, familiar ou sentimental:
A vida é cheia de escolhas! E quando se escolhe essa carreira, é preciso ter consciência de que terá de abrir mão de baladas com os amigos, viagens e almoços/jantares com a família porque precisa decorar texto, ensaiar e dormir bem.

- Todo ator deve ler:
A leitura enriquece o vocabulário, instiga a imaginação e melhora a capacidade de compreensão.

- O ator não deve ter medo de ser ridículo:
Se um ator tem medo do ridículo, então ele não é um bom ator.

- É sempre uma boa ensaiar descalço:
Para adquirir movimentos mais leves e apropriados com os pés, nunca se deve ensaiar de sapatos. Ensaiando descalço, o ator certamente constatará os bons resultados que isso proporciona. Inclusive pela troca de energia que ocorre entre o ator e o tablado.

- O ator deve saber o que fazer com as mãos em cena:
Cada movimento em cena deve ter uma razão de ser, uma motivação. Nada, absolutamente nada deve ser por acaso ou sem propósito. Há de se lembrar ainda que não se deve esconder as mãos, seja cerrando os punhos ou colocando as mãos em bolsos do figurino.

Por último... Você é ator, diretor, autor ou produtor de teatro? Então pare de reclamar dos problemas do teatro e apenas faça-o funcionar. Estamos tão mal acostumados a falar dos problemas do teatro: a falta de dinheiro, a falta de incentivo, a baixa venda de ingressos... E por aí vai! Mas essa “crise” provavelmente, existe desde Téspis!

Ouso propor que ao invés de reclamar sempre das mesmas coisas, busquemos entender os problemas, lidar com eles e principalmente resolvê-los.

Porque será que o público de teatro é cada vez mais escasso? Será que estamos abordando os temas que eles gostariam que abordássemos? Que tal tentar agradar a plateia dando-lhes o que eles querem ao invés de reclamar da falta de interesse deles?

21 comentários:

  1. Ameii!! Atriiz Miiriim Partiiu!! Bjaao

    ResponderExcluir
  2. Queria muito saber como vocês decoram o texto? Hellen Bravo, você tem alguma dica sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, eu fiz uma postagem falando sobre isso logo que comecei a escrever nesse blog. O link pra postagem é esse: http://vidaencena.blogspot.com.br/2012/03/textando.html

      Espero que te ajude!

      Excluir
  3. sou daniel souza tenho 14 anos e moro no ceará cidade de fortaleza e tenho um grande sonho de ser ator mas não sei por ode começar alguem pode mim ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece procurando um curso ou grupo de teatro em sua cidade e informe-se a respeito, tenha paciência, não queira abraçar o mundo todo de uma vez, dedique-se e estude MUITO! Leia não só textos teatrais e livros sobre teatro, mas tudo o que puder. Leitura é muito importante para um ator.

      Excluir
  4. O Ator precisa saber ter ética e se aprimorar Sempre.....
    Estudar ,Estudar ,Estudar ,pois é um formador de opinião.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Me chamo Eduardo estou começando do zero, cai de paraquedas mesmo, gostaria de saber quais os livros que você indicaria para quem nunca trabalhou na área que é o meu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, acredito que seria interessante começar conhecendo o trabalho e lendo os livros de Stanislávski: "A Criação de um Papel", "A Preparação do Ator" e o "Manual do Ator", por exemplo. A partir daí terá uma boa base e poderá seguir lendo livros de outros atores como Jean-Jacques Roubine, Bertold Brecht e Sábato Magaldi são alguns excelentes nomes.

      Excluir
    2. Hellen, fui a um casting hoje pela manhã aqui na minha cidade, aqui em bsb, tinha que fazer uma gravção para a câmara legislativa, era eu e mais duas pessoas uma moça e mas um rapaz além de mim, tinhamos que encenar que estavamos fazendo um bolo para bsb e logo em seguida parabeniza-la pelos 54 ano, estava muito nervoso,lógico primeira vez de tudo dentre esse mundo novo, mas estou descidido a ir com tudo e me dedicar.Adorei seu blog muito comprometida com suas responsabilidades me respondeu o mais breve possível,gostaria que você me desce dicas de como trabalhar mais nesse meio voltado para gravações e como começar tudo mesmo do zero se não for encômodo?

      Excluir
    3. Puxa Eduardo, agradeço imensamente os elogios! E o parabenizo também pelo interesse. O mais imprescindível pra um ator é interesse, comprometimento e estudo sempre! Tenha isso em mente e pratique que, certamente, você estará bem encaminhado.
      Em relação às dicas, não há muito o que se dizer, pois cada ator é único e o que funciona pra um pode não funcionar pra outro e assim por diante. E falando em atuação voltada para filmagens, não tenho como te ajudar, pois esta não é minha área. Sou focada no teatro, minha grande paixão!
      Mas no que mais eu puder lhe ser útil, pode contar com minha ajuda!
      Abraços e merda!

      Excluir
  6. Oi Hellen, boa tarde!
    Eu estava fazendo uma pesquisa no google e encontrei este seu post, que gostei muito por sinal. Suas dicas são muito coerentes e construtivas. Obrigado!

    Tenho pouca experiência com teatro, já fiz algumas leituras dramáticas e até apresentei uma peça de Nelson Rodrigues em 2012, se não me falha a memória, foram umas 8 apresentações, e essa vivência fez com que eu me encontrasse. Passei 2013 sem fazer nenhum curso, só assistindo um espetáculo aqui, outro alí, tudo para ter certeza de que eu queria mesmo entrar neste barco e em 2014 eu decidi, quero mais teatro na minha vida, como hobby ou profissão,não importa, quero ser um bom ator, quero fazer parte desse time tão grande que emociona mita gente por todo esse nosso Brasil.

    Voltei a fazer o curso de teatro, tenho assistido espetáculos com um olhar mais consciênte e tenho buscado informações que me ajudem a ser um bom ator, a fazer que funcione. Gostei muito do seu blog, vou te seguir!

    Muito obrigado! Merda pra você!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Daniel!
      Seja bem vindo a este mundo de malucos que tentam fazer do mundo um lugar melhor pra se viver. É uma droga, mas você vai adorar! haha Faz bem pra alma!

      Merda pra você também! =D

      Excluir
  7. Ola Hellen Bravo gostaria de saber como que os atores conseguem guardar o nome dos personagens do elenco sem chamar eles pelo nome da vida real ali na hora?
    E quando eu estou gravando se houver algum erro da minha parte todo mundo que esta gravando junto comigo volta a gravar td de novo por causa de mim ou eu continuo acena e depois o diretor corta os erros cometido por mim?
    E é normal eu esquecer oque era para min falar ali na hora supondo (der um branco) ali na hora e eu pegar o texto para mim dar uma lida (olhada rapida)...
    ou isso jamais pode acontecer ali na hora...
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Misael!
      Bom, quanto à guardar o nome dos personagens e não chamá-los pelo nome do intérprete em cena é uma questão de concentração e estudo. Se você está concentrado e o texto se tornou orgânico, dificilmente esse tipo de erro acontece.

      Quanto à erros de gravação eu não sei te dizer como funciona, pois nunca fiz TV, cinema ou algo parecido. Gosto do ao vivo que só o teatro proporciona!

      Erros e brancos são normais e mais uma vez a concentração é muito importante. É preciso saber "rebolar", improvisar numa situação dessas... Pegar o texto pra dar uma espiada no teatro, jamais! Além de ser tarde demais pra corrigir o erro, ainda te deixará mais inseguro pra próxima cena.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Muito obrigado isso tirou minhas duvidas...
      Meu sonho é ser ator quando for de maior e terminar meus estudos aqui em Guaratinguetá vou morar no Rio De Janeiro para estudar teatro para ser um bom ator..
      Bom eu estive lendo como decorar texto para novelas ai eu descobri o jeito facil para decorar e me ajudou muito...
      Exemplo eu tenho a frase escrita e ponho a primeira palavra e termino com pontinho assim eu leio a frase e depois eu leio oque significa a primeira palavra e ja descubro oque é.
      Exemplo:
      O sonho de Misael é ser ator de novela quando crescer.
      O s.... d. M..... é s.. a... d. n..... q...... c......
      Quais livros vc me indica para mim ler e ser ator...

      Excluir
    3. Misael, eu respondi uma pergunta sobre indicação de livros aqui mesmo entre os comentários desta postagem. Dá uma olhadinha nos comentários anteriores, ok!?
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  8. ADOREI, PERFEITO!!!!
    ESSENCIAL E PRÁTICO.

    ResponderExcluir
  9. Querida Hellen, sou uma jovem de 14 anos participo de um grupo de teatro amador em minha igreja e agora farei um curso profissional,a minha duvida é se existe algo que posso fazer para deixar a ansiedade antes de entrar no palco. Beijos -Amo seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samara! Na minha humilde opinião, essa ansiedade, esse frio na barriga e até um breve desespero seguido de uma possível vontade de largar tudo e sair correndo é perfeitamente normal e, principalmente, saudável! O dia que eu não ficar nervosa antes de entrar em cena, acho que terá chegado a hora de parar de fazer teatro.
      Obrigada pelo seu comentário! E mantenha-se ansiosa... Isso é sinal de que o teatro mexe com você, com suas emoções e te deixa num estado de alerta muito positivo pro trabalho! Beijos e muita merda!

      Excluir