quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Top 20 - Textos Teatrais

Por ser atriz, mas principalmente por manter um site sobre teatro, estou sempre procurando, lendo e estudando textos de teatro. 

Dia desses estava lendo um grande bate papo de atores falando sobre textos teatrais que recomendavam ou que consideram importantes para a formação de um ator. Comecei a pensar sobre isso e cheguei à conclusão de que não sou uma pessoa muito normal! Claro, existem aqueles textos que são verdadeiros clássicos e que toda humanidade (não somente os atores) deveria ler. 

Mas na minha "lista" de textos de leitura indispensável estão alguns títulos que vão além dos clássicos. Criei um "Top 20" de textos que eu indico para leitura. 

Segue abaixo com links pra quem, por ventura, quiser baixar:

1- "Medéia" de Eurípedes
2- "A Casa de Bernarda Alba" e 3- "Yerma" de Federico Garcia Lorca
4- "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente
5- "Pluft - O Fantasminha" de Maria Clara Machado
6- "O Caixeiro da Taverna" de Martins Pena
7- "Escola de Mulheres" de Moliére
8- "Dorotéia" e 9- "A Falecida" de Nelson Rodrigues
10- "Quando as Máquinas Param" de Plínio Marcos
11- "Piquenique no Front" de Fernando Arrabal
12- "Esperando Godot" de Samuel Beckett
13- "Édipo Rei" e 14- "Eléctra" de Sófocles
15- "Sonho de uma Noite de Verão" de William Shakespeare
16- "Um Bonde Chamado Desejo" de Tennessee Williams
17- "Os Saltimbancos" de Chico Buarque
18-
"Lisístrata" de Aristófanes
19- "Os Pequenos Legumes" de Cyrano Rosalém
20- "A Cantora Careca" de Engène Ionesco

Ressalto que o vigésimo é o meu preferido! Não diria que é um clássico, pois muita gente não o conhece. Mas é o melhor texto de Teatro do Absurdo que eu já li. É bom porque é simples e isso torna sua montagem um desafio que deve ser levado muito a sério, pois qualquer deslize pode acabar com sua simplicidade e magia. O décimo primeiro e o décimo segundo seguem essa mesma linha: são maravilhosos, mas requerem cuidado redobrado numa eventual montagem.

Espero que quem vier a ler os textos indicados nesta lista, goste tanto e veja tanto potencial neles quanto eu. 

Boa leitura!

2 comentários:

  1. No meu colégio o professor de artes nos dividiu em grupos para fazermos leituras dramáticas de: Édipo rei, Lisístrata(texto do meu grupo), Auto da barca do inferno e Macbeth(que é o único q não está na lista kkk) foi uma experiência incrível e bem divertida, foi a partir dos ensaios e da apresentação que me apaixonei ainda mais pelo mundo do teatro. Eu já vinha achando tudo muito mágico assistindo à peças daqui da cidade, mas só depois da leitura foi que definitivamente decidi seguir a carreira de atriz. Os textos que vc sugeriu parecem ser muito interessantes, com certeza os lerei.
    Bjoos
    Amei seu blog, tô lendo quase todas as postagens de uma vez só

    ResponderExcluir
  2. No meu colégio o professor de artes nos dividiu em grupos para fazermos leituras dramáticas de: Édipo rei, Lisístrata(texto do meu grupo), Auto da barca do inferno e Macbeth(que é o único q não está na lista kkk) foi uma experiência incrível e bem divertida, foi a partir dos ensaios e da apresentação que me apaixonei ainda mais pelo mundo do teatro. Eu já vinha achando tudo muito mágico assistindo à peças daqui da cidade, mas só depois da leitura foi que definitivamente decidi seguir a carreira de atriz. Os textos que vc sugeriu parecem ser muito interessantes, com certeza os lerei.
    Bjoos
    Amei seu blog, tô lendo quase todas as postagens de uma vez só

    ResponderExcluir